terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sustentabilidade

Meio ambiente x decoração?

O conceito de desenvolvimento sustentável está criando profundas raízes na sociedade atingindo diversas áreas como a construção civil, extração de matérias primas, produção de materiais, manutenção e demolição.
A reciclagem de resíduos é uma tendência que deverá se aprofundar cada vez mais no setor.
Os ecoprodutos são artigos de origem artesanal ou industrializado, que sejam não-poluentes, atóxicos, benéficos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Madeira de redescobrimento 
Aplicação: decoração
Descrição: são madeiras de árvores demolidas que, por algum motivo, descartadas, mas que estão sendo utilizadas -"redescobertas"- por designers, para confecção de móveis e objetos de decoração e arte com designs inovadores.
Diferencial ambiental: a partir do manejo florestal sustentado, em acordo com os princípios ecologicamente corretos, se executa cada peça com resíduos de árvores caídas.
Os objetos e móveis do Galpão Contemporâneo são exemplos de como designers e artistas plásticos trabalham  artesanalmente buscando design diferenciado e com soluções inusitadas, utilizando a madeira de forma sustentável. Outros designers: Carlos Motta, Ricardo Coacci e Bruno Canielo.



Pisos Cimentícios
Aplicação: revestimento
Descrição: placas cimentícias unem a rusticidade das granilhas à resistência da concreto.
Diferencial ambiental: mesmo contendo cimento em sua composição, é produzido em formas que secam naturalmente, dispensando fornos, sendo menos impactante ao meio ambiente.
Ex. Linha Fulget da Braston, pisos imitação de madeira da Castelatto.

revestimento Castelatto

Piso Tecnocimento
Aplicação: revestimento piso
Descrição: material cimentício aplicado com uma espessura de 2mm, sobre o substrato, não necessita de juntas de dilatação, e não apresenta nenhum tipo de trinca ou fissura.
Diferencial ambiental: é menos impactante porque pode ser aplicado sobre pisos pré-existentes, como cerâmicas, placas de cimento, mármores e pastilhas, evitando os resíduos habituais de reformas.

Differenza Revestimentos


Acessórios em aço inoxidável
Aplicação: ferragens
Descrição: é basicamente uma liga de ferro e cromo que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica as suas principais características.
Diferencial ambiental: ainda que possua alta energia incorporada, o inox é a opção mais sustentável entre os metais cromados, que geram um dos mais perigosos rejeitos conhecidos, ainda sem qualquer possibilidade de reuso.



Redução do consumo de energia e melhoria do conforto termo-acústico
Para redução do consumo de energia, otimização da iluminação natural e melhoria do conforto termo-acústico foram especificados os seguintes materiais e tecnologias:

Vidros
Aplicação: vedação, portas, janelas, divisórias
Descrição: material não poroso e transparente.
Diferencial ambiental: garante a iluminação natural e pode ser reutilizados várias vezes para a mesma finalidade. O vidro autolimpante é um material 100% reciclável, mesmo quando espelhado ou metalizado,
para uso externos,mesmo em dias de chuva reduz o uso de detergentes que agridem o meio ambiente.


Luminária de led
Aplicação: iluminação
Diferencial ambiental: O led é uma tecnologia que supera a iluminação convencional. Trata-se de um chip emissor de luz que também é chamado de " Solid State Lighting". A substituição das lâmpadas pelos "leds" pode resultar numa economia que varia de 50% a 80%, dependendo da utilização, com a vantagem de ser  um aparelho com duração de 15 anos sem manutenção. Seu raio luminoso é livre de UV e de calor, e seu tamanho compacto proporciona maior flexibilidade nos projetos.


Automação
Aplicação: automação residencial
Descrição: sistema de quadros sinóticos "Ilumina Fácil" de automação que garante o completo gerenciamento da instalação elétrica.
Diferencial ambiental: otimiza funcionalidade, conforto, manutenção, flexibilidade de uso, segurança e energia. Sua utilização minimiza o uso de cabeamentos e gera economia na obra.

Aquecimento Solar
O sistema de aquecimento solar é uma das tecnologias mais promissoras para os desafios energéticos do novo milênio. Tendo o sol como fonte geradora da energia este sistema proporciona ganhos ao meio ambiente, sendo o sol é uma fonte de energia renovável, limpa e gratuita. Para cada metro quadrado de coletor solar instalado poderia se evitar a inundação de 56m² de letras férteis na construção de novas usinas hidrelétricas.
No Brasil, aproximadamente 90% das residências possuem chuveiro elétrico, item que contribui com 23% do consumo de energia elétrica doméstica.
Os sistemas de aquecimento solar favorecem numa considerável redução no valor da conta de energia, e ainda possibilitam a recuperação do investimento inicial em até 18 meses.  



O uso consciente de madeiras , o seu reaproveitamento, como as madeiras de demolição, e de outros materiais, e das novas técnicas apresentadas, mostram que tanto na arquitetura como na decoração existem alternativas que, se aplicadas, favorecerão a sustentabilidade.


imagens google

Nenhum comentário:

Postar um comentário